• SISTEMA FOTOVOLTAICO: COMO FUNCIONA?

    Veja como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica Esse sistema de gerar energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de Leia mais
  • A JHC ENGENHARIA

    A JHC ENGENHARIA é uma empresa que atua na área de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, realizando consultoria, assessoria técnica, projetos e construções. Atuando no Oeste da Bahia, desde 2007, já realizou inúmeros trabalhos em várias cidades da região, sempre Leia mais
  • DEIXA ENTRAR O SOL

    DEIXA ENTRAR O SOL “Ouvi dizer que são milagres, noites com sol, mas hoje eu sei não são miragens noites com sol, posso entender o que diz a rosa, ao rouxinol, peço um amor que me conceda noites com sol, Leia mais
  • 1
  • 2
  • 3

DEIXA ENTRAR O SOL

“Ouvi dizer que são milagres, noites com sol, mas hoje eu sei não são miragens noites com sol, posso entender o que diz a rosa, ao rouxinol, peço um amor que me conceda noites com sol, onde só tem o breu, vem me trazer o sol, vem me trazer amor, pode abrir as janelas, noites com o sol e neblina, deixa rolar nas retinas, deixa entrar o sol”

(Noites com Sol – Música de Flavio Venturini)

Compositores, poetas e pintores, artistas, filósofos e cientistas, e inúmeros outros, sempre tiveram uma atração por ele, no qual, lhes inspiraram cantigas e sonetos, pinturas e contextos, tão referenciado e adorado, o Sol, desde a antiguidade fascina a humanidade.

Localizado dentro da Via Láctea, próximo ao limite do Braço de Orion na Nuvem Interestrelar Local, essa massa de gás quente e rarefeito, proporciona um Sistema Solar em uma zona habitável na galáxia. E com isso, em função da distância que nos separa, o nosso planeta possui as condições ideais de sobrevivência da forma de vida que conhecemos e estamos aqui, em grande parte, graças a ele, conhecido como astro Rei.

Mesmo com tudo isso, o que essa bola de fogo pode fazer a mais por nós? ... Deixamos de pagarmos mensalmente a conta de energia elétrica.

É isso mesmo, não somente por questões ambientais, mas também econômicas, o mundo todo está buscando alternativas para potencializar de forma sustentável o uso de sua energia. E com isso, diminuindo as barreiras e a burocracia para que possamos aproveitar esse recurso natural.

Aqui irei demonstrar como é possível que cada consumidor possa se tornar também um produtor de energia elétrica. Boa leitura e boas energias para você. Engᵒ Jocélio Hércules Corneau

 

VOCÊ SABIA?

 

Que o Sol é a principal fonte de energia para a terra, na qual garante a manutenção da vida em nosso planeta? E que podemos converter essa energia para outras formas, tais como a energia térmica ou a elétrica?

Que é uma imensa bola de gás incandescente, formada basicamente de Hidrogênio e Hélio, e que através de reações termonucleares se fundem proporcionando uma enorme liberação de energia, e isto irá ocorrer por mais uns 5 bilhões de anos?

Em apenas 12 minutos, a quantidade de energia que a terra recebe do sol é equivalente ao seu consumo mundial durante 1 ano? A Irradiação Solar em algumas regiões próximas a linha do equador, ultrapassa os 2.300 KWh/m² por ano?

A conversão da energia das radiações eletromagnéticas emitidas pelo sol em energia elétrica é um fenômeno físico conhecido como Efeito Fotoelétrico, que é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz e isto foi observado pela primeira vez por Alexandre-Edmond Becquerel em 1839?

Passo a passo de como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica:

1. O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica - O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

2. O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa - Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua - CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada - AC) que você precise usar.

3. A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa - A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua

casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora. (*1)

4. A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos - A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!

O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional ou a instalação de outro). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira "créditos de energia" (*3 e *4) para serem utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!!

(*1) - Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica.

(*2) - O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que voce consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando "créditos de energia" (3).

(*3) - Os "Créditos de Energia" são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico voce recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de

energia. Desta forma, no final do mês quando voce recebe a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia voce consumiu da rede e quanta energia voce injetou na rede. Se você injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses. (4).

(*4) - Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial)

QUANTO CUSTA?

Irá depender da Potencia Instalada. Por exemplo: Um sistema de geração de 3,2KWp,que consiste de 10 placas de 320W cada, e que produz em média 480KWh/mês de energia elétrica, custa em média 22.000 mil reais. Pode ser financiado em 60 meses e dura 25 anos.